Boiando em Moçambique

Desventuras de Rafael Moralez na África

Malawi

1 comentário

Fui pro Malawi, país vizinho aqui! Fiquei em Cape Maclear, ou Lago Niassa, bonito lugar. Água bem clara, boa temperatura, dias quentes e cerveja Carlsberg. O mestrado lá me esperando! Perguntei se havia crododilos por ali, todos os locais disseram que não, só bem longe, então podia nadar tranquilo. Mas vai nadar lá pra ver se você fica tranquilo?!.

 Até porque não vi um habitante local nadando, fica todo mundo na areia! Dá pra desconfiar, mas fui mesmo assim. Nadei um tanto, mas lá no fundo dá maior medão! Vem a sombra das nuvens e faz uma mancha escura no fundo do lago que tem àgua bem clara, vixe!! Tive meu momento Michael Phelps, voltei pra terra rapidinho! Até porque os locais são bem confusos, uns disseram que crocodilo fica só na beirada, lá no fundo não tem problema que eles não vão. Mas pra ir pro fundo tem que passar pela beirada pô!!!

 Outros disseram que crocodilo só fica no fundo, então a beirada é o melhor lugar! Lembrei dos documentários da TV em que o aligator pega zebra e afins na beirada. Na dúvida fiquei no fundão!

Um pouco mais longe tem uma praia com babuínos, mas o esperto foi sem câmera. A vila tem uns lugares para turista americano ficar, que são bons e confortáveis, mas o legal mesmo é o boteco local. Fui em um com o Ricardo, um amigo moçambicano, tocava reggae, a cerveja era Kuche-kuche marca localç e não Carlsberg, acabou que comprei um djembe feito pelo cara que estava jogando sinuca. Tudo bem pacífico e tranquilo. Lá eles só falam inglês, mas com um sotaquezinho ruim de entender!

A viagem é longa e tem uma fronteira entre os países ruim de passar, demorada, burocrática e com policiais extremamente corruptos. Eles querem tirar alguma grana de você a qualquer custo. Passei por ali a noite, tudo escuro, tem pouca luz e por uns 3 minutos a luz acabou de vez. Foi bem esquisito ficar entre o Malawi e o Moçambique sem luz, ali tem um trecho que é terra neutra, fiquei pensando “Se acontecer alguma coisa agora acho que não vai ser muito fácil de resolver!!”. Mas nada aconteceu e tudo correu bem como sempre!

Agora acho que vou terminar o mestrado!

Abreizes!!

Rafa

Ao som de Faith no more – Angel dust

Arquitetura malawiana

Arquitetura malawiana

O trapiche como base segura!

O trapiche como base segura!

Autor: rafaelmoralez

Rafael Moralez é natural do interior de São Paulo, formado em Filosofia, possui Doutorado em Planejamento e Gestão do Território. Produziu durante muitos anos o Fanzine Produto do Ócio, publicação que ainda mantém ativa com edições esporádicas. Também lançou os dois livros de história em quadrinhos Peixe Peludo em parceria com Rodrigo Bueno. Tem mais dois outros livros publicados, um relato de viagem chamado Boiando em Moçambique, editado pela Balão Editorial, e o livro acadêmico Energia, desenvolvimento e sustentabilidade, este última em parceria com o professor Arilson Favareto, pela Editora Zouk. É o criador e organizador da Feira de Publicações independentes Mercado de Peixe, que já está na quinta edição. Como ilustrador colabora com a revista de Filosofia Política Fevereiro.

Um pensamento sobre “Malawi

  1. ow xara….e esse mestrado ae, tah baum demais da conta ?

Deixe um comentário