Boiando em Moçambique

Desventuras de Rafael Moralez na África

Volta ciclística de Moatize!

7 Comentários

Perguntei no hotel se eles poderiam colocar água no quarto. Pra beber. Água mineral sabe! Porque eles colocaram um frigobar mas não tem nada dentro, acho que é porque deve ser um puta luxo ter um frigobar, mas comida seria pedir demais. Muita gente come pouco por aqui. Levei eu mesmo uma caixa de garrafa de água pro quarto, tipo abastecimento de bunker. Eles devem achar que sou um tipo de dromedário humano, que bebe 500 litros,  uma vez por ano e passa seis meses andando por aí!

Aliás por falar em andando por aí nesse fim de semana último dei uns rolês de bike. Foi bem legal! Como sou o único branco andando de bicicleta é mais ou menos como se estivesse pelado, todo mundo olha. E eu pelado é um espetáculo a parte!! Percebi também que a campainha que tem na bike, aquelas antigas que fazem  trim-trim bem alto, são usadas aqui não para avisar de sua presença, ou mesmo para alertar outros transeuntes e motoristas de plantão, mas sim tem a função local de saudar quem quer que seja, amigo, amante, parente, etc. Não sabendo de tal peculiaridade quando algum carro se aproximava e demonstrava perigo (o que consiste em mais de 70% do trânsito visto que eles não sabem dirigir) eu tascava a mão na campainha!! Eles em retribuição acenavam alegremente enquanto dentro de mim o ódio-ciclista-contra-o-carro crescia forte, gordo e saudável. Depois de 20 minutis (como diz o Mussum) percebi que a campanhia é um tipo de “hey brother!” e não um “Vai tomá no cú brother!”. Desfeita a confusão prossegui o passeio sem utilizar da campainha, o que foi uma pena, visto pedalar e usar a campainha foi um dos maiores prazeres que tive aqui desde que cheguei.

Tem uma vantagem. Aqui é como na Inglaterra, o trânsito anda ao contrário, mão inglesa sabe!? Então para quem tem vontade de descer uma rua e entrar rasgando de bike na contramão, pode fazer numa boa! Na verdade você vai estar obedecendo a lei, mas com a falsa sensação interna de que tá fazendo coisa errada! Outra coisa bem legal é fazer rotatória ao contrário! No passeio de bike dei umas três voltas seguidas na rotatória local, (a única da cidade) só pra sentir a transgressão invadido minha mente. Depois percebi que estava fazendo tudo certo, então fui embora tomar refrigerante sabor corante vermelho.

Acho que vou comprar uma moto. Tem umas chinesas de 50 cilindradas, baratinho!

Abraxas!

Rafa

A galera curte uma foto! E eu também!

A galera curte uma foto! E eu também!

Autor: rafaelmoralez

Rafael Moralez é natural do interior de São Paulo, formado em Filosofia, possui Doutorado em Planejamento e Gestão do Território. Produziu durante muitos anos o Fanzine Produto do Ócio, publicação que ainda mantém ativa com edições esporádicas. Também lançou os dois livros de história em quadrinhos Peixe Peludo em parceria com Rodrigo Bueno. Tem mais dois outros livros publicados, um relato de viagem chamado Boiando em Moçambique, editado pela Balão Editorial, e o livro acadêmico Energia, desenvolvimento e sustentabilidade, este última em parceria com o professor Arilson Favareto, pela Editora Zouk. É o criador e organizador da Feira de Publicações independentes Mercado de Peixe, que já está na quinta edição. Como ilustrador colabora com a revista de Filosofia Política Fevereiro.

7 pensamentos sobre “Volta ciclística de Moatize!

  1. Foto bonita! Saudades!

  2. Moralez..demais broda!…parabéns pela viagem e pelo blog..lugar ducaralho..experiência única,
    Boa sorte e um grande abraço!

  3. Hm, adorei essa história da campainha da bike, aliás, adorei o blog, as fotos estão muuito boas!
    Tá de parabéns…e quero ver as fotos quando voltar!
    hehehe

    ah, é a Carol, prima da Pati!
    beijo e boa viagem! =]

  4. Estou gostando dos relatos dessa vida em Moçambique.

  5. Acompanho diariamente sua aventuris! Cuidado com os canibais e abraxas broder!

  6. E aí meu camarada!!!
    Como foi parar aí??? rsrssrs
    dukaralho a experiência… vc continua sendo um ser pensante…
    saudades me irmão!!!!
    Abração!!!

  7. moto não pelamor!!!!!
    Bjs

Deixe um comentário