Boiando em Moçambique

Desventuras de Rafael Moralez na África

Ainda sobre dores de barriga e outras coisas que dão dor de barriga!

5 Comentários

Parabéns man!

Aqui é assim! Toda semana alguém chega ou vai embora, ou faz aniversário, ou completa um ano de vida em Mótrambique, ou é aniversário de namoro da tia avó, ou tá muito quente mesmo então tem que sentar em algum lugar pra beber algo gelado. Como os refrigerantes esquentam rápido a gente toma cerveja mesmo. Mas eu tenho me comportado!

E conversando com uns amigos dias atrás, estava muito quente naquele dia e por coincidência comemorava-se bodas de ouro do casamento do fiscal de imposto de renda que multou um dos presentes a mesa. Tomava-se cerveja!! Como deixar tal data passar em branco? Mas conversámos sobre algo que todos temos em comum aqui, a dor de barriga! Um dos presentes disse que quando ela não vem até sente falta, outro comentou que acha bom de vez em quando dar uma soltada no intestino porque a comida aqui é muito dura!! Mas se a comida é dura então porque… …xá pra lá!

Um deles comentou que teve dores de barriga durante seis meses, hoje está tudo ok. Não é bonito isso, seis meses e agora é só alegria, não vejo a hora disso acontecer comigo. Tô que não me aguento de vontade de passar por essa experiência!! Bom… …vou voltar ao trabalho!

Encontrei uma brasileira que está aqui a 26 anos, casou com um moçambicano e vive a alegria de ser uma estrangeira quase nativa. Ela enche o peito e diz com todo orgulho que se sente moçambicana e que nem tem mais documentos brasileiros. Sei lá se isso é possível. Ela gosta tanto que passou uma meia hora falando bem dessa terra e do povo que nela reside, dizendo que o Brasil não é lá essas coisas. Argumentei que ela estava equivocada, que o Brasil é mais avançado e desenvolvido em diversos pontos embora ainda  exista muita pobreza e blá, blá, blá… …mas não adianta, ela é gosta mesmo é daqui. Ela “acha lindo” o povo ser atrasado, e não compreender raciocínios mais complexos pois mostra a “simplicidade” de uma nação, ela disse que os brasileiros tem muito ainda o que aprender com um povo paciente como o moçambicano. Um povo que passa fome e aguenta o inverno todo ano sem ter o que comer, e não faz nada para mudar isso tudo. Um povo que gosta de receber as coisas de graça, de mão beijada, um povo que não é dado ao trabalho. Embora na bandeira do país tenha uma enxada e um fuzil AK-47.

É… …acho que ela encontrou seu lugar no mundo!

fui!

rafa

Não sei se vai dar pra ver direito nessa foto, mas essa árvore é albina… …tá, não é assim “albina, albina!!!” mas ela diferencia-se das outras, é um verde diferente! Ao vivo é muito bonita!
Não sei se vai dar pra ver direito nessa foto, mas essa árvore é albina… …tá, não é assim “albina, albina!!!” mas ela diferencia-se das outras, é um verde diferente! Ao vivo é muito bonita!

Esse é albino!
Esse é albino!

Autor: rafaelmoralez

Rafael Moralez é natural do interior de São Paulo, formado em Filosofia, possui Doutorado em Planejamento e Gestão do Território. Produziu durante muitos anos o Fanzine Produto do Ócio, publicação que ainda mantém ativa com edições esporádicas. Também lançou os dois livros de história em quadrinhos Peixe Peludo em parceria com Rodrigo Bueno. Tem mais dois outros livros publicados, um relato de viagem chamado Boiando em Moçambique, editado pela Balão Editorial, e o livro acadêmico Energia, desenvolvimento e sustentabilidade, este última em parceria com o professor Arilson Favareto, pela Editora Zouk. É o criador e organizador da Feira de Publicações independentes Mercado de Peixe, que já está na quinta edição. Como ilustrador colabora com a revista de Filosofia Política Fevereiro.

5 pensamentos sobre “Ainda sobre dores de barriga e outras coisas que dão dor de barriga!

  1. Não pela cor, mas pela garrafinha de água na mão, deve ser gringo.

  2. Rafa
    Possivelmente a árvore está trocando a “roupa”,
    e como folhas novas são, por alguns dias, muito
    mais claras que as antigas, da-se o fenomeno do albinismo vegetal. Si nom é vero é bene trovato.
    I tamos conversados.
    Abraço (teu Blog tá muito bom, já te falei?)

  3. Sr. José tem razão.
    O Blog tá muito bão!!!

  4. Se não for albino, tá fazendo o mesmo tratamento do Michael.

  5. essa foto me fez lembrar o arquivo x.

Deixe um comentário